De que se fala aqui?

na rua (12) em casa (10) filho (9) mãe (8) no médico (6) comer (5) dormir (4) pai (4) blog (3) blogosfera (3) cocó (3) fashion (3) fraldas (3) maternidade (3) bebé (2) brinquedos (2) calor (2) creche (2) férias (2) lookbook (2) mimo (2) percentis (2) vez dele (2) Kate (1) acessórios (1) ano novo (1) babywearing (1) bimby (1) bolos (1) cabelo (1) crenças (1) desfralde (1) dia do pai (1) diversões (1) familia (1) felicidade (1) foto (1) i support you (1) livro (1) lojas (1) massas (1) na cozinha (1) nascimento (1) olhos (1) paranóia (1) parto (1) passeio (1) peso (1) piscina (1) praia (1) presente (1) protector solar (1) roupa (1) saldos (1) sentimentos (1) youtube (1)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dicas para... #1

... dormir melhor! E de preferência à noite!

Não é que eu seja uma expert no assunto, até porque este é o meu primeiro filho e pelos vistos não é mau para dormir :)  mas aqui ficam algumas dicas que fui recolhendo ao longo do tempo, principalmente durante a gravidez e que consegui aplicar com sucesso no pequeno príncipe.

1 - Distinguir o dia da noite
Nas primeiras semanas fizemos questão de ter dois sítios distintos para dormir.
À noite no quarto quase às escuras com muitos poucos estímulos, durante o dia na alcofa na sala com luz e barulhos.

2 - Usar chucha
Há quem seja contra, há quem seja a favor.
Eu sou fervorosamente a favor, apesar de esperar que o meu filho não seja chupeto-dependente no futuro, acho super importante para se acalmarem e adormecerem. Os bebés têm uma necessidade de sucção surpreendente e não podem estar sempre de mama/tetina na boca :)

3 - Ter uma rotina
Ter uma rotina a que o bebé associe ir dormir.
Pode ser uma história, uma musica, um peluche, um "ó-ó".
Cá por casa temos rotinas diferentes para o dia e para a noite. De dia, a musica do mobile, eventualmente também adormece na espreguiçadeira ou no ginásio a ouvir musica ou uma história (destas vezes adormece sem querer lol). À noite a rotina é banho, massagem (quando possivel), biberão e cama.

4 - Encorajar a brincadeira durante o dia
Se brincar mais durante o dia, passa mais tempo acordado logo está mais cansado à noite.
Como é óbvio, isto não dá para implementar logo nas primeiras semanas. Cá por casa começou a notar-se a partir dos dois meses que o menino cada vez quer mais brincadeira.

5 - Deitar o bebé cansado
Se adormecermos o bebé sempre nos nossos braços e depois o colocarmos no berço, ele não vai reconhecer aquele lugar como o local para descansar. Se os deitarmos cansados, quase a dormir, mas ainda acordados vamos permitir-lhes que percebam que ali podem descansar quando estão cansados.
Claro que às vezes adormeço o meu filho ao colo, ou melhor ele adormece por cá, principalmente quando bebe o biberão e fica completamente KO. Mas a maior parte das vezes deixo-o adormecer por ele na sua caminha, deitando-o já "mais para lá do que para cá". Se for preciso, fico por lá um bocadinho, faço umas festinhas e funciona!

Boa noite e Bons Sonhos



P.S.: Para os mais rebeldes podem ainda experimentar a gama Bons Sonhos da Johnson's Baby, que também sugere uma rotina (3 passos: Banho, Massagem e Momento Tranquilo).


Sem comentários:

Enviar um comentário