De que se fala aqui?

na rua (12) em casa (10) filho (9) mãe (8) no médico (6) comer (5) dormir (4) pai (4) blog (3) blogosfera (3) cocó (3) fashion (3) fraldas (3) maternidade (3) bebé (2) brinquedos (2) calor (2) creche (2) férias (2) lookbook (2) mimo (2) percentis (2) vez dele (2) Kate (1) acessórios (1) ano novo (1) babywearing (1) bimby (1) bolos (1) cabelo (1) crenças (1) desfralde (1) dia do pai (1) diversões (1) familia (1) felicidade (1) foto (1) i support you (1) livro (1) lojas (1) massas (1) na cozinha (1) nascimento (1) olhos (1) paranóia (1) parto (1) passeio (1) peso (1) piscina (1) praia (1) presente (1) protector solar (1) roupa (1) saldos (1) sentimentos (1) youtube (1)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Eu tive o meu filho na MAC e não gostei!

Eu tive o meu filho na MAC e não gostei (de muitas coisas)! Vá, crucifiquem-me à vontade!

Eu sei que anda por aí uma onda de defensores da Maternidade Alfredo da Costa e que, provavelmente, vou ouvir das boas por isto mas eu acho que a MAC devia fechar o quanto antes!!

Não devemos manter uma coisa que funciona mal só por tradição, que tal transferir as valências para outros hospitais mais modernos e com melhores condições? Não me choca nada. Choca-me mais a postura a MAC tem de continuar aberta. Mas porquê? Porque sim, porque já existe há tantos anos e a maioria dos lisboetas nasceu lá... ohpeloamordasanta... modernizem-se...

Podia ter tido o meu filho num privado mas como acredito no sistema de saúde português (e pago para ele) decidimos ter no publico, até porque se existissem complicações estaria melhor acompanhada eu e o bebé. Ora como sempre ouvimos maravilhas sobre esta maternidade lá optamos pela MAC em detrimento do novíssimo Hospital de Loures.

O mais incrível é que continuo a ouvir maravilhas, vai na volta fui eu que tive azar...
Uma coisa é certa, se tiver outro filho será num hospital publico mas não será na MAC mesmo que esta se mantenha aberta até ao fim dos tempos.... pelo menos se não levar umas obras valentes...

Vou aqui tentar enumerar algumas das coisas que não gostei.
Podem até existir mais, mas se não me lembro delas agora é porque não serão assim tão relevantes.

Não gostei da admissão para internamento no dia do parto, mais um bocadinho e tinha o miúdo na rua à porta da maternidade (sim, estavam cheios e não me transferiram para outra maternidade... assim era mais um miúdo a nascer ali, dá tanto jeito para as estatísticas)

Não gostei de, por terem demorado tanto tempo a admitirem-me, não ter havido tempo para poder optar  por se queria ou não levar epidural. (e a dada altura queria e queria muito hahaha)

Não gostei da enfermaria, onde estávamos 7 mães e respectivos bebés e comíamos ao lado do sitio onde fazíamos a higiene aos nossos bebés.

Não gostei de alguns enfermeiros que, numa maternidade amiga dos bebés, não tinham muita paciência para explicar questões relacionadas com a amamentação.

Não gostei de ter pedido soro para desentupir o nariz do meu filhote por duas vezes e nunca mo terem trazido. Benditas amostras que me lembrei de levar :)

Não gostei do pouco acompanhamento pediátrico tido durante a estadia.

Não gostei das instalações. Principalmente das casas de banho e cabines de duche, que eram limpas poucas vezes e haviam zonas que nem sequer eram limpas... quem tenha duvidas pode ver as fotos no fim (ponderei não as colocar porque me vão dar mau aspecto ao blog, mas que se lixe...)...

Não gostei das correntes de ar nos corredores. (tá bem, eu sei que se chamam corredores mas não sabia que era para irmos a correr...)

Não gostei da maneira como informam as puérperas sobre o que devem fazer depois de saírem da maternidade, entregam um mísero papel e nem há uma conversa. Há muito pouca humanidade em vários aspectos na MAC. Nunca há tempo para nada...

Não gostei de me terem levado o menino e de ele não ter estado comido na 1h30 que seguiu ao nascimento, porra até parecia que tinha sido uma cesariana mas não, foi mesmo parto natural.

Claro que houveram algumas coisas que gostei.
Gostei de ter conhecido o meu filho, de olhar para ele uma primeira vez e outra e mais outra, da sensação de incredulidade, da sensação indescritível do "É mesmo meu?! Estava dentro de mim!".
Gostei do sentimento de maternidade, da sensação/necessidade de termos de "defender a nossa cria de todos os males".
Gostei do primeiro sorriso.
Gostei da enfermeira Daniela, se não fosse ela o nascimento do S tinha custado e doido ainda mais.
Gostei de não ter levado epidural (há uma coisa de que me posso orgulhar, consegui! e sem epidural como as nossas mães e avós, sem mariquices lol)
Gostei do apoio incomensurável que o D. me deu e de o ver a cortar o cordão :)
Gostei do espaço "Nascer Cidadão"
Gostei do acompanhamento no pós-parto, já depois de ter tido alta.












As fotos...

Isto é um canto de uma cabine de duche e que
certamente não era limpo há alguns meses...

Isto é uma sanita que esperavam que mulheres que acabaram
de dar à luz, com risco acrescido de infecção, usassem...

2 comentários:

  1. Xiça!

    Não és a primeira a relatar coisas menos boa da MAC. Conheço outro caso que me chocou.

    Um dia, se aí chegar, ponderarei outro local. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida! Não te metas ali... tenho pena mas não a consigo recomendar a ninguém.

      E para quando hã? Já estava na hora. O S precisa de amigos para brincar :P

      Eliminar